Perda de Peso!

domingo, 27 de junho de 2010

O Budismo e eu

Ontem fui pela primeira vez a uma reunião Budista. Eu sempre tive vontade/curiosidade, mas nunca a oportunidade se apresentava. Não sabia onde havia um templo, não arranja compania e por aí vai. Me propus a fazer um curso de LIBRAS e acabei conhecendo um cara budista que vai em um templo em Ipanema. Formou né? Me propus e lá fui eu.
Confesso que me identifiquei muito com a filosofia e a doutrina, pelo pouco que vi. Mas vi também muitos problemas. As mesmas coisas que me incomodavam em outras religiões que já frequentei. Eu sou muito perfeccionista, e se você se propõe a seguir uma religição, filosofia, doutrina ou seja lá o que for, você tem que seguí-la e não pregar uma coisa e fazer outra. Bom, mas faz parte.
Antes de ingressas de cabeça, vou me propor a conhecer um pouco mais. Quem sabe eu não me proponho a ser budista? Jeitão de Buda eu já tenho!
Beijos e bom jogo amanhã!

32 comentários:

ricbit disse...

Antem de vir pra Europa tb participei.. e qdo tocaram no tema dinheiro (contribuições) aí eu já vi que a coisa era igual pra todas as religiões. Boa sorte e conta como vão as coisas ;)

vyrtual disse...

Pois é! eu tb me grilo com isso. A primeira coisa q perguntei depois da sessão foi a questão da grana. Aí me falaram que você paga 7 reais a cada 3 meses se quiser. E pode assinar o jornal por 10 reais pra receber um por semana. Mas vamos ver se é assim na prática mesmo. Eu gostei do ambiente. É uma coisa meio Ipanema!
xxxxx

Anônimo disse...

Amiiiiiiiiiiigo!

É assim mesmo...rs.Entre no site e veja o trabalho feito pela BSGI www.bsgi.org.com.br

A BSGI é um ong filiada a ONU e já está presente em 198 países e territórios.Somos os mais criticos de Ipanema...kkk e o que posso lhe dizer é : se há pessoas ha conflitos...rs.Bjus Cris

Anônimo disse...

Tome cuidado com o que te apresentam como sendo budismo! A BSGI, por exemplo, rem tanto a ver com budismo quanto a Universal com cristianismo...

vyrtual disse...

Anônimo, obrigado pela dica. Claro que vou ter o cuidado de observar antes de me envolver em uma organização, qualquer que seja ela. Se tiver mais dicas, mande. Você é budistas? Abraços

Anônimo disse...

Sim, sou budista.
Há muito material de qualidade na rede sobre budismo. Procure em www.dharmanet.com.br, que é só uma de muitas boas fontes, e compare com as bobagens que você vai ouvir na Soka Gakkai.
Qualquer pessoa com inteligência mediana e um pouquinho de bom senso se afasta rapidinho...

vyrtual disse...

Anônimo,
Mais uma vez, obrigado pela dica. Vou olhar. Não sei se tenho inteligência mediana ou bom senso suficiente. Mas, quem sabe? Vamos ver o que acontece. Não posso falar da Soka Gakkai pq não conheci ainda. Quem sabe vamos ter opiniões iguais, quem sabe diferentes.
Abraços

Anônimo disse...

Inteligência e bom senso foram só para provocar... :)
Há pessoas inteligentes, e muitas, lá! Dê uma olhada neste site: http://noqueosbuddhistasacreditam.wordpress.com/
Procure conhecer o budismo, fora da Soka Gakkai, e quando for a uma reunião, faça perguntas! Eles abominam perguntas sobre budismo! É divertido, eu garanto!

vyrtual disse...

Anônimo,
Você frequentou a Soka Gakkai por quanto tempo? Como a conheceu?

Anônimo disse...

Por quase quatro anos eu me esforcei por encontrar coerência entre o que o, aparentemente bem intencionado, Daisaku Ikeda diz e aquela filosofia na qual ele afirma se basear.
Infelizmente não achei.
Embora a SGI desenvolva trabalhos inegavelmente bons em cultura e educação, sua religião é uma bobagem mal-assentada em idéias pseudo-budistas. Para quem goste de 'atividades' sociais e 'engajamentos' é uma boa. Mas para quem busca espiritualidade coerente é uma completa perda de tempo.
Resolvi publicar aqui estas coisas por que os gakkaístas são avessos a críticas. Seus blogs simplesmente não aceitam publicar quaisquer discordâncias. Por mais que educadamente sejam colocadas. E é triste que insistam em se apresentar como budistas por aí...

vyrtual disse...

Anônimo, que linha do budismo vc segue? Que lugar vc frequenta? Gostaria de conhecer. É possível?

vyrtual disse...

Anônimo, que linha do budismo vc segue? Que lugar vc frequenta? Gostaria de conhecer. É possível?

Escritos disse...

Entendo as diversas complexidades que a mente humana pode perceber, acredito que também cada um tenha o livre arbítrio de pensar e sentir o que desejar. Pena não conseguir indentificar o seu verdadeiro eu. Mas a vida é assim, enquanto não conseguimos identificar o que sentimos, vivemos na inércia achando que somos sábios.

"Se você aponta o erro com ardente desejo de corrigí-lo, você estará agindo bem. Por outro lado, se agir comandado pelo senso de crítica e injúria, você estará cometendo um pecado, mesmo que seja verdade." (Nitiren Daishonin)

Anônimo disse...

Sou praticante do Budismo Theravada, vyrtual. Não conheço local no Rio para te indicar. Procure na rede...
Pensador, você não refuta nada do que eu disse. Apenas usa de retórica vã, insinuando afirmações ingênuas a respeito de alguém que só cometeu a falta grave de "questionar" e ainda cita o monge Nitiren de quem a SGI se "apodera" e distorce. Estude a vida e ensinamentos de Nitiren em outras fontes e depois compare.
Minha intenção nunca foi injuriar. Só afirmo fatos que são muito facilmente comprováveis por qualquer pessoa de boa vontade e não cega por fé e idolatria.
Não me oponho à crença dos gakkaístas. Me oponho ao fato de chamarem budismo a algo que nunca foi. Como os gakkaístas não abandonam este "hábito", é preciso alertar os incautos! Sejam gakkaístas, mas não compliquem as coisas para os budistas!

Jorge disse...

Interessantes colocações...
Realmente, para quem se propõe a conhecer o BUDISMO, a SGI não é o indicado.
Mas falaram em Theravada?
Posso indicar o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda, presente em SP, Recife, Curitiba e BH onde há o Centro de Retiros e estudos presenciais com o diretor/fundador. O Centro mantém também grupos e páginas de estudo virtuais na rede...
www.nalanda.org.br
Boas pesquisas!

Anônimo disse...

Alfredo!

Estou "bege" de ver o quanto a arrogância de uns e outros podem minar o trabalho de um grupo.

Quem são vcs pra ficar falando que a SGI não é referêcia de Budismo.Se tornem mais humildes antes de venderem o budismo de vcs.

A BSGI não é uma senzala!Não gostou? vai ser feliz aonde achar melhor.Eu fui do Candoblé e guardo imensa gratidão pelo que recebi de lá.Estou no Budismo a 20 anos e nem por isso concordo com TUDO mas sou MUITO grata por todos os benefícios que venho obtendo.Na verdade aprender e colocar em prática não é tarefa fácil em qualquer religião...por isso, devemos ficar mais calados a medida que cada um tem o seu tempo de entender que a Lei de Causa e Efeito é rigoroza com todos...isso independente de qual seja a religião.Aviso importante! Não tente impor regras em lugar neunhum, o nosso tempo na Terra é curto demais.Viemos muito mais para aprender do que ensinar...esse papo vai longe...vou fazer Daimoku para mim e todas nações...felicidade é o que precisamos.Quando somos felizes tudo está bem,há respeito independente de religião e o amor incondicional impera dentro de nós. Cristina Ramos

Jorge disse...

Por favor, moça! Eu não quis minar nada!
Há patos e há gansos. Há diferenças que definem cada um. Uma criança pode chamar um pato de ganso que o mundo não acaba por isso. Mas um dia, talvez ela precise saber o que é um e o que é outro.
Há um corpo bem definido de teoria e prática que definem o que convencionalmente passou a ser chamado budismo no Ocidente. Este corpo está presente em todas as tradições entre elas o Zen, o Tibetano, o Theravada, para citar as mais conhecidas. E NÃO está presente naquilo que a SGI chama budismo. Não depende de nossa opinião nem vontade. É algo que qualquer pessoa comprova com algumas horas de boa leitura/estudo!
Quantos anos a SGI está se dizendo budista e o mundo não acabou por isso! Mas eu cheguei aqui via Google e achei que era uma boa dar o meu pitaco. Repito que não quero minar nem ofender, só disse algo que é o que é. Quem quer seguir a SGI segue, agora que saiba o que segue.
Agora uma coisa pessoal, subjetiva, minha: eu acho muito chato quando eu digo para alguém que sou budista e a pessoa me relaciona com a SGI. Preciso explicar e, como você disse, vai longe! Perco tempo explicando o que não é budismo quando poderia explicar o que é!
E, ainda no campo subjetivo, os principais benefícios que derivo do budismo são o aprimoramento do meu senso crítico, minha busca pela lucidez, meu senso de realidade e o uso apropriado e sábio de minha inteligência.
Sem mais, reafirmo o meu respeito pelas crenças de todas as pessoas e o meu desejo de que a exerçam com clareza.
Abraços.

Anônimo disse...

Por favor moço! Eu me proponho a aceitar a sua opinião.E espero que vc se proponha a parar de se julgar o doutor sabe tudo ao ponto de rotular quem é pato ou ganso.Vc já pensou se alguém rotulasse a sua família inteira disso ou daquilo só pq tem vc como referência?Na verdade é isso o que vc faz.Quantos patos vc ainda acha que é ganso e nem sabe disso?
Mas vamos nos propor a unir as nossas forças no astral,nos desenvolvermos como sere humanos e colaborar mais com a humanidade num todo e para com essas msgs nas entrelinhas?Eu quero ser cada vez mais feliz e vc?Topas?
Um abraço em sua alma e um beijo no seu coração...assim como eu e todo mortal comum, vc tem suas virtudes e defeitos e é tão digno de repeito como eu e tudo e todos,capiche?
Abraços!

Bruno Raj disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
vyrtual disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge disse...

Cristina, á história dos patos e gansos foi uma forma de metaforizar a questão. Não disse que algúem seja pato e outro alguém ganso! O que eu tentei passar foi a idéia de que coisas parecidas (como um pato e um ganso) às vezes podem ser confundidos sem muito problema. Mas o ideal é que esta confusão seja sanada em um momento. Tal como é com a religião praticada na SGI e o budismo.
Estou unido a todos os que querem o bem comum. Mas não quer dizer que não vou apontar coisas assim, enganos assim! Como foi dito aqui, em algum lugar, a SGI tem bons trabalhos. Mas chamar-se de budista é um engano. E, de novo, não acrditem em mim! Leiam e pesquisem o que estou afirmando para ver por si! Pois não é uma questão de opinião minha.
Abraços.

Anônimo disse...

Sou da bsgi a 4 anos e assumi responsabilidade de um grupo...Por mais que eu tente e faça todas as responsabilidades dentro da organização, o trabalho é um poço sem fim. Parece uma empresa com metas a cumprir. As vezes percebo que a sinceridade dos membros pouco importa, o mais importante são os numeros e estatisticas...Isso me intristece, pois tento fazer um trabalho sério, pois percebi em minha vida uma mudança transformadora...Mas a burocracia da bsgi me cansa e desanima.

Veronica Fukuda disse...

pesquise antes de seguir a sgi

vyrtual disse...

Obrigado Veronika! Continuo minha busca. Ainda não encontrei um lugar que me sentisse ok! Mas o importante é o caminho....

vyrtual disse...

Obrigado anionima! Eu tb achei tudo muito burocrático e baseado em metas. Achei conflitante!

Halana disse...

Halana
Tenho 23 anos de prática pratico o budismo de Nitiren Daishonin.Através da lei de causa e efeito venho transformando a minha vida.Sou uma pessoa que conquista muitos objetivos
através da recitação do nam-myo-ho-rengue-kyo.
A Soka Gakkai é maravilhosa.Aplicar o humanismo Soka na sociedade significa preocupar com o bem star , a alegria, o respeito com todo ser humano.
Antes de julgar,venha conhecer a soka gaakai seu objetivo maior é
por meio da educação ser possível mudar o mundo e construir uma sociedade em que reine o humanismo e a paz entre as pessoas.
Recite o nam-myo-ho-rengue-kyo para atingir a iluminação.Este é o próposito maior do budismo.
Abraços,

mcf disse...

Isso é para todos que encontrarem a página anos depois, assim como eu. A essa altura, o autor do blog já deve ter encontrado o seu caminho.
Andei pesquisando sobre reuniões budistas porque sou budista e queria fazer algo diferente nos encontros semanais. Por algum motivo essa página do seu blog apareceu, e o que eu encontrei aqui nos comentários lembrou uma disputa entre igrejas evangélicas, e isso só me confirmou o quanto as religiões são todas parecidas. Não, estou me expressando mal, porque não quero dizer que as filosofias são iguais (mesmo que algumas tenham muitas semelhanças), e sim que as pessoas nunca deixam de ser pessoas. As religiões se parecem porque são conduzidas por pessoas que se parecem, que têm o mesmo coração recheado de dúvidas e de escuridão fundamental, mas também repleto de opiniões e de benevolência. As pessoas são iguais - todas possuem o estado de buda dentro de si. E as religiões se tornam a mesma coisa se partirmos do princípio de que todas são para os homens e conduzidas por homens. O que vai diferenciar uma da outra? Alguma religião está a salvo das interpretações humanas? A vida é uma constante interpretação, e não há realidade porque a realidade é descrita por palavras. Nunca poderemos entender nada real e puramente, a verdade original é inapreensível, porque não há como se "entender" as coisas sem se usar palavras, e as palavras não são a realidade. Roberto Reis explica isso em Cânon, p. 2, afirmando que "ao dizer “folha” abarco numa única palavra um imenso espectro de realia que mantêm entre si enormes e inúmeras diferenças em termos de aparência, cor, espessura, peso, idade, tamanho, textura, etc. O signo “folha” reduz a realidade, multifacetada e polimorfa, a um único termo, a um mesmo. Neste sentido, a linguagem não só metaforiza o real, mas o falseia."
Portanto, mesmo que tentemos dizer alguma coisa sobre o que é o budismo ou sobre o que é qualquer coisa, devemos estar cientes que, mesmo embasando-nos em dados, experiências relatadas ou argumentos de autoridade, tudo é SIM questão de opinião própria. Não basta falar sobre uma religião, deve-se senti-la. Sentimento não precisa de palavras.
Então, NÃO tome cuidado com o que te apresentam como budismo. Conheça você mesmo tudo o que puder conhecer. Somente sentindo você saberá o que é real.
Tenho 18 anos e sou membro da BSGI a 8 anos. Sou budista porque budismo não é questão de seguir uma vertente ou outra. A religião que eu pratico é positividade, benevolência, sinceridade e respeito a toda forma de vida. Budismo é transformação e benefício, é consciência plena da vida. Espero que algum dia todos possam compreender isso.

Seja feliz!

vyrtual disse...

Mcf,

Muito obrigado pelo seu post. Não é por acaso que certas coisas acontecem. Ainda não encontrei meu caminho, ou quem sabe estou em um caminho que não reconheço.

Em Setembro/2016 passei por duas cirurgias na coluna e estou de cadeira de rodas desde então. Aguardando e batalhando para retornar a andar como antes, ou quem sabe melhor.

Seus post me fez refletir sobre várias coisas e quem sabe ver outras de uma forma diferente.

Muito obrigado.

Anônimo disse...

Estou aqui um pouco tarde, mas vendo a postagem. Hehehehe
Sou filiado a Soka Gakka desde 2015, porém estou desejoso de me desligar e estou nesse processo. Não é um mal local, não se fala em dinheiro o tempo todo, mas se fala muito na assinatura de revistas e jornais. Mas isso não é o mais importante. A Gakkai é uma ótima ONG, instituição. Mas realmente como budismo deixa a desejar.É uma prática muito simples, pra não dizer superficial. Além disso a veneração exagerada do presidente da Gakkai é algo que incomoda.Buda e toda doutrina, história budistas isso não se vê lá, É algo bem secundário. Uma hora vc perceber que não tem respostas la dentro e tudo que vc questiona mandam vc ler os livros que o presidente escrever nos quais ele exalta a si mesmo. Budismo mesmo , raiz e não nutela como se diz hoje vc no ve la

vyrtual disse...

Eu tive uma experiência muito similar à sua no "Arte de Viver". Um culto muito grande ao Sri Sri Ravi Shankar. Isso me incomodou bastante e também resolvi sair de lá. Não é minha praia

Anônimo disse...

Estou assim também! Pensando em sair.
Preconceito com outras religiões e Daisako Ikeda uma pessoa maravilhosa transformada em Deus.
Gosto do Budismo de Nitiren porém a Organização não para mim.
Talvez seja eu que questiono e não tenho respostas ali.

Anônimo disse...

Conheci superficialmente a Jodo Shinshu Shinrankai, chamado de Budismo da Terra Pura. Mais informações em http://nippobrasilia.com.br/religiosa/budismo-da-jodo-shishu-shinrankai-sao-paulo-sp/

São muitos os ramos do Budismo, esta é uma delas.