Pois foi isso! No Natal, eu me propus a fazer Petit Gateau de Chocolate como sobremesa. Ai, ai, ai! Tá me dando água na boca! E olha que eu nem sou muito de doce. Mas só de imaginar, aquele Petizinho quente, do lado da bola de sorvete de creme gelado, sendo cortado por uma colher e começando a jorrar calda quente de chocolate como a lava quente de um vulcão. Derrentedo o sorvete por onde passa, formando um rio branco e preto de sabor indiscritível! E então levar uma colherada disso tudo à boca, sentindo o quente e o gelado, desafiando as papilas gustativas, escorrendo lentamente pela garganta, percorrendo o seu interior!!! Ai! Ai! Ai! Gozei!!! Bom... Deixa pra lá! Por isso, como é Ano Novo, vou compartilhar essa receita maravilhosa!!!! DELICIOSAAA!!! E mega fácil com vocês. Mas nada de abuso! Olha o verão! Já chega eu de baleia por aqui hein! (Falando nisso, esse ano tem SPA de novo - pelo menos fico magro alguns dias).
Vamos ao que interessa!
Petit Gateau au Chocolat Chaud
Ingredientes
- 250 gramas de chocolate amargo em barra
- 250 gramas de manteiga sem sal (eu uso com sal e não vi diferença até hoje - acho até que dá uma pressão)
- 5 gemas de ovos
- 5 ovos - só pra garantir - gemas e claras - dããã!
- 150 gramas de açúcas
- 100 gramas de farinha de trigo
- Açúcar confeiteiro para polvilhar (opcional)
- Margarina e farinha para untar
- Forminha do tipo empada ou outros do seu gosto. Tem que ficar de um tamanho bom. Nada de fazer amostra grátis!
Quebre o chocolate em pedaços pequenos e derreta em banho-maria com a manteiga até formar um greme homogêneo.
Misture bem o açúcar e a farinha. Acrescente as gemas e os ovos já levemente batidos em uma tigela separada. Misture tudo muito bem até forma uma massa homogênea.
Acrescente o chocolate derretido e misture bem até obter uma consistência uniforme.
Unte as formas com margarina e polvilhe farinha. Coloque a massa até 3/4 da forma. Leve ao pré-aquecido. Asse a uma temperatura de 200º por 5 a 15 minutos. Pois é!! 5 a 15, 10 a 40! É o problema do forno de novo. A parada do Petit é ficar durinho por fora e derretido por dentro. Então vai ter que rolar um bom olho e bom senso. Vai ter que rolar um bom forno. EM HIPÓTESE ALGUMA utilize aqueles fornos elétricos assassinos! Eu aprendi que o ponto é quando você ve o topo com carinha de bolo de chocolate sorrindo pra você. Então você tira e serve correndo! Ele solta da forma que é uma beleza! Se estiver cozido direito. Não esqueça de já deixar o sorvete servido no prato.
Aí, bom aí é só correr pro abraço!!!!
Bjs!!!!